segunda-feira, 4 de outubro de 2010

LITERACIA EMERGENTE

No dia a dia estamos rodeados de suportes de leitura variados e nem nos apercebemos; que não os utilizamos em contexto de sala de aula e, por isso, muitas vezes, os nossos alunos apesar de “bons leitores”, não têm deles uma boa compreensão. Literacia emergente é capacidade de prestar atenção à quantidade de informação, por exemplo, ao analisarmos a capa e  contracapa de livros.





Na capa podemos ver as seguintes informações: autor, ilustrador, editora, título e número de edição.

Relativamente à contra-capa, não havia o costume de nos debruçarmos sobre ela. Aqui sim, surgiram as grandes novidades e os alunos ficaram fascinados quando se aperceberam que, através dela, na maioria das vezes, podem ter acesso a um pequeno resumo do conteúdo do livro que os pode ajudar bastante na escolha para aquisição ou requisição na biblioteca.
Além de todas estas aprendizagens, os alunos aprenderam vocabulário novo, que faz parte do seu dia-a-dia, mas ao qual não dão importância, como é o caso do código de barras (que ficaram a perceber para que serve), do endereço electrónico, contra-capa, edição, colecção…

Ler, escrever e compreender estas informações em suportes variados, é fundamental para que os alunos atribuam sentido e razões para a aprendizagem da leitura e escrita.


Turma do 4º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário