segunda-feira, 4 de outubro de 2010

COMEMORAÇÃO DO 5 DE OUTUBRO

O  5 de Outubro foi relembrado em todas as turmas da escola.

Visualização de um powerpoint sobre a Implantaçao da República.

3º ano







Após a visualização do powerpoint e explicação do mesmo, os alunos fizeram um debate sobre o acontecimento do 5 de Outubro de 1910. Os alunos debateram as diferenças entre a Monarquia e a República.  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois da leitura e análise do texto "A COROA", a   turma do 4º ano  fez a sua dramatização.

Neste texto, a  coroa real é personificada e fala-nos da sua tristeza de ter sido abandonada e relata-nos da forma como assistiu à Implantação da República.
Excerto  do texto “A COROA”
" Desde o reinado de D. João IV que nunca mais fui posta na cabeça de um rei português.  ..  Dá-me cá uma tristeza ...!Contudo, naquele dia 5 de Outubro de 1910, pude observar……… a revolução estava na rua! Os republicanos queriam tomar conta de Portugal!
Quando o silêncio voltou àquele espaço onde eu me habituara a ser rainha do trono, soubequea Monarquia acabara .Agora, que o tempo ensinou a todos que se deve olhar com respeito os objectos da História com história, volto a ser alvo de alguma atenção, mas nunca a mesma.
Eu, a coroa real, sou agora um símbolo de algo que desapareceu quando um dia, depois de muito conspirar, nos jornais, nas ruas, no seio do exército, os republicanos ofereceram ao povo português um novo regime. Sim, foram momentos confusos, atabalhoados, mas uma coisa certa: agora, quem iria governar o país, deixava de ser o filho de outro que o fizera. Passaria, sim, a ser alguém que seria eleito, de forma democrática, pelos representantes do povo. "
(7x1910 Histórias da República, Margarida Fonseca Santos e Inês do Carmo)

1 comentário: