terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Trabalhos dos alunos







CHEGADA À ÍNDIA

Os alunos do 4º ano imaginaram assim....

     Eu, um marinheiro de trinta anos, alto, moreno e de cabelo castanho, parti em 1497, de Lisboa, com o meu com o meu comandante Vasco da Gama para tentar conquistar a Índia.
     Partimos num barco com oito bandeiras, com uma cruz vermelha no centro e a bandeira de Portugal do reinado de D. Manuel, (O Venturoso).Já em alto mar, a milhas, a sul de Portugal deparámos-nos com remoinhos, ventos fortes, trovoadas e grandes tempestades. Como se não bastasse, de repente, surge um monstro assustador, o Adamastor. Os navegadores ficaram horrorizados,  pegaram nos seus punhais e depois de muito lutar, mataram-no.
     Depois de navegarmos algumas milhas avistamos duas serpentes verdes gigantes, de olhos vermelhos, lançando chamas de fogo. Mais uma vez, os marinheiros travamos  grandes lutas.
     Continuamos a viagem e chegamos  ao nosso destino, à Índia. Dirigimos-nos  à aldeia dos Liliputianos e reparamos que os seus habitantes eram diferentes de nós. Cobriam a cintura com peles, usavam penas na cabeça e pintavam a cara.
     Procuramos e partimos  à descoberta, encontrámos especiarias: canela, cravo, pimenta, malagueta.    
     Também trouxemos para Portugal   tecidos e marfim.
      Em maio de 1498, regressamos  a Lisboa com os  barcos carregados e fomos  mostrar todas as riquezas ao rei D. Manuel  e  informamos que descobrimos  o caminho marítimo para a Índia.

                                                                                       4º ano
---------------------------------------------------------------------------------------------------


Na aula de expressões os meninos do 1º ano estiveram a ver alguns quadros de grandes artistas no género retrato, entre eles," A máscara" do pintor Miró , os alunos descobriram figuras geométricas, conversaram sobre de quem poderia ser a máscara ,os sentimentos que ela lhes transmitia.....
Em seguida pintaram um retrato" à maneira" de Miró.
    Aqui estão 3 exemplos do trabalho realizado




1 comentário: