sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Área Projeto " CONHECER GUIMARÃES" 1º ANO

Começamos por visitar o nosso castelo. Foi fantástico, fizemos uma viagem no tempo com a presença das personagens históricas mais importantes vestidas a rigor.




Outro objetivo foi conhecer algum artesanato de Guimarães.
 Para isso fomos à oficina  de artesanato dos bordados de Guimarães. Aí, os alunos puderam ver e  sentirem toda a sua beleza e riqueza.




Registaram as suas cinco cores: vermelho, amarelo, branco, cinza e azul.


Na olaria tiveram a oportunidade de visualizarem a conceção da "Cantarinha dos Namorados"e ouviram  a  respetiva lenda.







Também se abordou o tema das Festas Nicolinas.



A construção do Monumento Nicolino, é também o local onde anualmente é  colocado o Pinheiro que percorre as ruas da cidade.

                                                                        As “Maçãzinhas”



As “Maçãzinhas”, são o número mais importante e significativo das Festas Nicolinas. O que se demonstra até pela data da sua realização: dia 6 de Dezembro, dia de S.Nicolau, o dia mais importante dos festejos nicolinos. O que também se verifica por, ao não poderem as raparigas participar nos festejos, só lhes cabendo assistir (precisamente por serem elas as destinatárias de todos os comportamentos folclóricos tão tipicamente masculinos) é-lhes reservado e dedicado o dia mais significativo, o dia de S.Nicolau. Estando elas, simbolicamente, nas janelas ou varandas, onde passaram e de onde assistiram a todos os restantes Números e lhes são entregues as maçãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário