quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Diálogo entre uma flor e uma gota de água

Detectadas as primeiras dificuldades da turma, na produção escrita de um diálogo: na sua  estrutura, pontuação, tipo de frases e desenvolvimento de um assunto e para colmatar esta falha, decidiu-se fazer uma representação, recorrendo ao teatro, uma vez que este pode ser um instrumento auxiliar do professor e de melhor compreensão para os alunos. Depois de escrito, os alunos   observaram que o texto não estava todo escrito da mesma forma, mas continha o texto principal em diálogo e uma  forma diferente de assinalar as personagens.

Diálogo entre uma flor e uma gota de água.
      Era uma vez, uma gotinha de água que ao cair em cima de um girassol que vivia num campo, disse-lhe:
    -Estou tão mal disposta depois de fazer esta viagem.
    -Mas que viagem é essa? -perguntou o girassol.
     -Foi toda a viagem, todo o ciclo da água. – disse a gotinha de água.
      -Mas afinal que viagem é essa?!- perguntou o girassol muito ,surpreendido.
       -É uma viagem que eu faço na natureza, da superfície da terra, para a atmosfera e da atmosfera para a superfície da terra. – disse a gotinha de água.
       -Ó gotinha de água, tu pareces-me muito importante, também és assim tão preciosa para mim? – perguntou o girassol
       -Claro que sou! Eu mato – te a sede. Tu sabias que és composta por 80% de água? – perguntou, novamente a gotinha de água .
      -Agora, já percebo porque sou tão bonita como o sol, com a tua ajuda. Ah! Sabes porque e que sou também muito importante, porque sou muito bela e das minhas sementes é extraído o óleo de girassol. Eu também sou o símbolo da fama , da sorte , do sucesso e da felicidade.  - disse  o girassol.
      Após esta conversa, tanto o girassol como a gotinha de água compreenderem que são importantes um para o outro e para o homem.

Texto colectivo do 4º ano


2 comentários:

  1. Uau! Que lindos trabalhos! Gostava muito de ouvir o diálogo entre o girassol e a gotinha de água. Numa próxima podiam gravar e pôr o vídeo aqui, no blogue. Era giro!
    Beijinhos para todos e continuem a fazer um bom trabalho!
    Cecília Morais

    ResponderEliminar
  2. Que bem que está comtruido o dialogo que a turma do 4 ano. Todos os alunos ajudaram a construir o dialogo com a ajuda de todos como os alunos e a professora do 4 ano. Com a capacidade dos alunos e o seus raciocinios.

    ResponderEliminar