domingo, 24 de novembro de 2013

Mostra da Ciência




Realizou-se o dia a "Mostra de Ciência  no 1º ciclo "uma vez que a ciência pretende responder e alimentar a curiosidade das crianças,promover capacidades de pensamento (criativo, crítico, metacognitivo...) e a construção de conhecimento.Proporcionou-se situações/momentos facilitadores de aprendizagem.


Os  alunos de cada turma demonstraram um grande empenho, interesse e responsabilidade na apresentação da sua experiência às tumas  do mesmo ano.
Os alunos para os quais eram feitas as mostras das experiências revelaram-se muito atentos e interessados, participando ativamente na descoberta das conclusões das mesmas.Todos  manifestaram o seu agrado pela forma como a atividade decorreu


A nossa experiência 

É mais fácil boiar na piscina ou no mar?




Concluimos que  é mais fácil boiar  no mar porque a água salgada é ligeiramente mais  densa (pesada) que a água doce, já que contém minerais dissolvidos. 


 Curiosidade: O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, é um lago enorme formado pela água com maior teor de sal do planeta. No mar morto a densidade da água salgada é muito grande e a pessoa flutua sem nenhum esforço físico.


                                                                          3ºA Santa Luzia



Conclusão: É necessário oxigénio para alimentar a combustão.


3º B  Santa Luzia  

 Farinha com corante: ao colocar os dedos com muita força, a massa ficou muito dura.

 Ao colocar os dedos delicadamente  sente-se a massa fofa. 

3º C  Santa Luzia   



 Conclusão: as flores abrem e ocupam espaço.

4º A da Pegada

Quantas vezes é possível dobrar uma folha grande ou pequena?


 Conclusão: Só é possível dobrar 8 vezes uma folha, seja grande ou pequena.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

S. Martinho

Lenda de S. Martinho musicada e em sombras chinesas.


De seguida, os alunos dramatizaram a canção "Bom dia", também em sombras chinesas.


Mais uma vez, os alunos entusiasmaram-se com as atividades propostas pela professora Maria João.


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

S. Martinho

Dia do magusto na escola

A escola EB1 da Pegada está a preparar o magusto.
Os meninos da escola trouxeram castanhas  com um golpe ao meio. Fizemos e decorámos os cartuchos para as castanhas.
Depois, as castanhas foram para a padaria para serem assadas para bem quentinhas se comerem.
Nós fomos para Santa Luzia comer as castanhas deliciosas.

                                                                                                                                                         Assim passou-se o dia de São Martinho.







Texto de opinião



Depois de lida e estudada a obra A Maior Flor do Mundo de José Saramago os alunos do 4º ano escreveram um texto coletivo sobre a referida obra.

            Texto de opinião



 O livro ``A maior flor do mundo´´ de autoria de José Saramago e editado pela Caminho é  o único livro escrito para crianças deste autor.
 José Saramago nasceu em 16 de Novembro de 1922 em Azinhaga, perto de Golegã no Ribatejo.
 Viveu a partir dos 2 anos de idade na capital, estudou no secundário que por dificuldades económicas não completou.O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, teve também outras profissões: desenhador, funcionário da saúde, tradutor, editor e jornalista.
 O seu primeiro livro chama-se `` Terra do Pecado ´´ publicado em 1997. Em 1995 ganhou o prémio de Camões e em 1998 ganhou o prémio Nobel da literatura.
 José Saramago está traduzido em 42 idiomas.A  sua morte deu-se a 18 de Junho de 2010.
 O livro que acabamos de ler fala de um menino que encontrou uma flor cheia de sede e fez tudo para a salvar, para isso atravessou olivais e bosques e sem pensar no cansaço e nas dores que sente, o menino desce e sobe a montanha várias vezes trazendo água na concha das suas mãos, com que vai regando a flor.É como se fosse até ao grande rio Nilo ou fizesse 100 mil viagens à lua. Depois de regada, a flor endireita-se, deita cheiro para o ar e sombra no chão. E o menino adormece debaixo da flor.
 O livro é interessante, desperta curiosidade. Mistura a prosa e a poesia, usa algumas palavras difíceis. As suas ilustrações são criativas o que provoca mais interesse no leitor e ajuda a perceber melhor a história.  Este livro dá-nos uma lição de generosidade, persistência e do quanto  força de vontade é importante para vencer as dificuldades.
 Este livro pode ser lido por adultos e crianças tal como o autor diz: `` E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para adultos?´´ `` Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?´´