quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Começamos a compostar

Durante alguns dias guardámos as folhas das árvores do nosso recreio e  trouxemos cascas de futa e batatas para a escola. No compostor começámos por colocar folhas e erva.


De seguida colocámos outra camada de cascas de fruta e batatas . Ficámos a saber que também podemos colocar restos de comida, exceto carne e peixe.



Continuaremos a colocar alternadamente as folhas e os restos de comida  e esperar que alguns insetos, caracóis, lesmas e  minhocas, que sendo prejudiciais nas hortas e jardins, podem ser muito úteis na compostagem e contribuem para a decomposição desta  matéria orgânica. 
Daqui a seis meses (duração da realização da compostagem), estes resíduos transformar-se-ão em nutrientes que servirão para fertilizar a terra do nosso jardim.


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Atividades Experimentais : ímans e eletricidade

No dia 13 de novembro de 2012, realizamos na nossa escola uma atividade experimental sobre o magnetismo.
                Um professor de Físico-Química veio ensinar-nos um pouco sobre o magnetismo e mostrou-nos como se pode produzir energia luminosa e pregos magnéticos.
                Em trabalho de grupo tivemos a oportunidade de construir o nosso prego magnético. Para isso utilizamos: uma pilha, fio de cobre, pregos e clips.
                Gostamos muito desta atividade, foi um dia de conhecimentos novos e do qual não nos vamos esquecer!

Os alunos do 4º ano da Escola E.B.1 da Pegada


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vem aí o S. Martinho...

Enquanto aguardamos a chegada do S. Martinho, preparámos e decorámos  as mesas outonais com abóboras, castanhas, espigas de milho, nozes, romãs, diospiros e um vasos com ramos de castanheiro  e folhas secas.





Na aula de Expressão Plástica fizemos cartuchos para as castanhas.

 






De manhã estudámos a lenda e provérbios de S. Martinho. À tarde, em convívio na Escola da Santa Luzia comemos castanhas assadas, uma cavaca e bebemos sumo.
E assim se passou o nosso dia de S. Martinho.




Diagrama de Venn

Representação e interpretação de dados.

Na aula de Matemática aprendemos o Diagrama de Venn para ajudar a classificar dados, (neste caso quantos eram os guardas-chuvas vermelhos, azuis , vermelhos e azuis).

Hora do conto

Na hora do conto, a professora Alda presenteou-nos com a história "O Feitiço da Birra".É uma história divertida e com muitos ensinamentos.




Era uma história de princípes e princesas ( que nós tanto gostamos) que brincavam num jardim encantado onde todos eram amigos e   felizes.Mas um dia, uma  bruxa lançou um feitiço sobre um dos príncipes.
A partir daquele dia, o Gonçalo passou a ser um menino birrento que só queria  os brinquedos dos outros principes e até os destruia. Assim, deixou de ter amigos e acabou por se sentir infeliz. A fada da amizade ajudou-o, quebrando o feitiço da bruxa.
O Gonçalo pediu desculpa aos amigos, e prometeu não fazer mais birras . E todos voltaram a viver felizes no jardim encantado.
Apendemos com esta história que não devemos fazer birras e respeitar os outros.