sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia da Mãe

 









                                                                           1º ano




2º ano






                                                       
                                                                           3º ano





                                                                                  4º ano




Poesia

Dia da Mãe

Gosto muito de ti
És o meu bonito lar
No dia da Mãe querida
Um beijo te vou dar.
O meu coração
Está cheio de alegria
Está dentro da minha mão
Neste dia de magia.
Não tenho o meu pai
Aqui ao pé de mim
Mas tenho a minha Mãe
Que é um lindo jasmim.

Poema de Joana Carrico 3º ano

quinta-feira, 14 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PÁSCOA


                                    OVOS DE PÁSCOA

Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno. Em alguns lugares as crianças montam seus próprios ninhos e acreditam que o coelhinho da Páscoa coloca seus ovinhos. Em outros, as crianças procuram os ovinhos escondidos pela casa, como acontece nos Estados Unidos.
O ovo em si simboliza a vida imanente, oculta, misteriosa que está por desabrochar.

COELHO DE PÁSCOA
A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então,  a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

DIPLOMAS DE MÉRITO

Os diplomas de mérito relativos ao ano lectivo 2009/2010 foram entregues no dia 8 de Abril pela directora do Agrupamento Egas Moniz.
Foi o momento de premiar o esforço dos alunos ao longo do ano que ficaram orgulhosos e concluiram que vale a pena estudar.
Da escola da Pegada  foram distinguidos os seguintes alunos:

                                                                    2º ano

                                                

                                                                    3º ano








4º ano





Um grande beijinho para o Pedro Saraiva que não pôde estar presente para receber  o diploma de mérito.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Musical Quack











Fomos aos Teatro Sá da Bandeira assistir ao musical Quack- o Musical. Uma representação muito animada que transforma a história do "Patinho Feio" numa bela história de amizade e de respeito pelas diferenças. A grande lição de moral, mais uma vez recordada é que somos todos  iguais e  a amizade é um valor muito importante.






DE MÃOS DADAS


Numa acção de sensibilização "De mãos dadas" pela polícia "Escola Segura"os alunos foram alertados para determinados cuidados:

-como devem caminhar pela estrada,


-o que fazer se um estranho os abordar,

-e como viajar.


No final, conheceram e brincaram os meios (viaturas) utilizados pela polícia "Escola Segura".

sexta-feira, 1 de abril de 2011

EU SOU UMA ÁRVORE

Eu sou um pinheiro que vivo em Braga com outros pinheiros em vários distritos que são: Viana de Castelo, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.
         Há mais pinheiros nas partes húmidas de Portugal porque os pinheiros precisam de água, ao contrário dos sobreiros.
          É do pinheiro que se extrai a resina que tem várias aplicações. É com ela que se pode fabricar, entre outros produtos: tintas e vernizes. Dou madeira que se emprega na construção de casas, de móveis, no fabrico de pasta de papel, tábuas para fazer chão, para fazer cadeiras e as secretárias e outras construção de madeira.
Da pasta de papel extrai - se o papel que se utiliza para escrever textos, para fazer folhas de livros e cadernos.
         Com a resina fazemos as tintas para pintarmos as casas, para dar cor aos nossos livros, porta lápis, vernizes para pintar as unhas.
         As pinhas vêm do pinheiro e dão os pinhões. Esta árvore e todas as outras dão as sombras que sabem bem no Verão os pássaros fazem nos meus ramos, os ninhos.
         Um dia vários homens estavam com uma motosserra, a matar os meus amigos, estava a ver que seria a próxima a ser morta fui eu .Cortaram-me pela raíz. Quando cheguei a um lugar estranho vi que estava a fazer materiais para a escola, como por exemplo a pasta de papel os lápis, as folhas dos cadernos as caixas e as capas de cartão. Vi que os meus amigos estavam a ser exportados para o estrangeiro e eu passado algum tempo também fui exportada.

Trabalho realizado por:
 Lídia e Pedro  Guimarães